domingo, 12 de dezembro de 2010

CASTRAÇÃO

O que é a Castração?
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Isso pode ser evitado por meio da informação.


Como funciona?
Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos.
A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.



Vantagens da Castração:
1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.



Mitos sobre a Castração:
- "Castração engorda?”
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.
- "Eu não posso pagar!”
O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento.
- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?
- “Ele não tomará mais conta da casa.”
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.
- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.


Ajude a combater a superpopulação e o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!

Fonte: http://www.arcabrasil.org.br/acoes/castracao.htm

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Felinos têm um segredo para beber com elegância (estudo)

Cientistas americanos descobriram o segredo da técnica dos felinos de beber elegantemente a água e o leite, sem jamais se sujar ou se molhar, segundo estudos publicados nesta quinta-feira.  Foto:Mychele Daniau/AFP
WASHINGTON (AFP) - Cientistas americanos descobriram o segredo da técnica dos felinos de beber elegantemente a água e o leite, sem jamais se sujar ou se molhar, segundo estudos publicados nesta quinta-feira.

Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Princeton analisaram, com a ajuda de vídeos, a maneira usada por gatos domésticos e felinos selvagens, como o tigre.

Descobriram que estes animais utilizam com perfeição o equilíbrio entre duas forças da física, a gravidade e a inércia.

Sabe-se que, para beber, os gatos estendem a língua para a tigela, curvando-a na extremidade para lhe dar a forma de uma concha.

Assista ao vídeo com uma entrevista com os pesquisadores (em inglês)
http://video.nytimes.com/video/2010/11/11/science/1248069317702/how-cats-lap.html

O fenômeno havia sido observado pela primeira vez por um engenheiro do MIT em 1940, com a ajuda de uma câmera.

Mas, graças às câmeras atuais, de grande precisão, a equipe de pesquisadores, responsável pela descoberta, pôde observar que apenas a extremidade da língua do gato toca o líquido.

Ao contrário dos cães, os gatos não mergulham a língua na água ou no leite, no ato de beber.

Eles recorrem a um mecanismo muito mais sutil e elegante, observam os cientistas que publicaram o estudo na revista Science que estará nas bancas neste 12 de novembro.

De fato, o terminal da língua lisa do gato roça apenas a superfície do líquido encolhendo-a rapidamente. Cria, desta forma, uma coluna de líquido entre sua língua em movimento e a superfície do líquido, fechando em seguida a mandíbula, depois de passar a bebida, deixando seu focinho imaculado.

A coluna de líquido resulta de um equilíbrio delicado entre a gravidade, que atrai o leite ou água para a tigela, e a força da inércia, que se refere, em física, à resistência que todos os corpos materiais opõem à modificação do seu estado de movimento, até que uma outra força se oponha, explicam os cientistas

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101111/saude/eua_ci__ncias_zoologia

domingo, 31 de outubro de 2010

O Gato e o Dia Das Bruxas

O gato estava associado as bruxas por superstição. Acreditava-se que as bruxas podiam transferir seus espíritos para gatos, então toda bruxa tinha um gato. O gato era tido como "um espírito familiar" e muitos eram mortos quando se suspeitava ser uma bruxa.  Por isso, a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.

Os druidas também tinham os gatos como animais sagrados, acreditando terem eles sido seres humanos transformados em gatos como punição por algum tipo de perversidade. Representavam portanto seres humanos encarnados, espíritos malvados, ou os "espíritos familiares" das bruxas. A cor do gato originalmente não era um fator importante.


Gato preto simboliza a capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade, a plena harmonia com o unirverso. E mais, acariciar um gato atrai boa sorte e ter um gato em casa atrai fortuna.

Barulhos excessivos podem estressar cães e gatos durante a data - Reprodução/ Pet Place

sábado, 23 de outubro de 2010

Personalidade

Cada gato tem o seu jeito próprio de ser. Tem aquele que é sempre assustado, aquele paradão, o carinhoso e outros. Há gatos que emitem sons como se estivessem falando, geralmente pedindo comida. Quando o dono não lhe dá importância, viaja freqüentemente, deixando-o sozinho, acaba perdendo a amizade do gato. Só se consegue a amizade do gato, quando seu dono lhe tratar com carinho novamente.
Gato com coleira.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tente cercar o gato - É VICIANTE E BOM PRA CABEÇA.

Vá clicando nos círculos mais claros, eles ficarão mais escuros. O objetivo é cercar o gato; Não deixá-lo sair das bolinhas.
Para começar, clique no desenho abaixo. 

Boa sorte mas muita percepção!
http://www.gamedesign.jp/flash/chatnoir/chatnoir.swf

domingo, 10 de outubro de 2010

Bem-vinda, Clara.

Bom, como eu falei antes, aqui está a minha bichinha.
O nome dela é Clara, chegou hoje e está se adaptando muito bem.
Adotei de um abrigo em Porto Alegre onde tem mais um monte esperando por adoção.
Enfim, agora não sou mais uma "desgatada". hehehehehe

domingo, 3 de outubro de 2010

O caçador

Os gatos são caçadores naturais; contudo, mesmo que você tente humaniza-lo, nunca conseguirá anular esse comportamento. Os gatos caseiros caçarão mesmo bem alimentados. Desde pequenos, os gatinhos já brincam como caçadores. Brinque sempre que possível com o seu gatinho. Se o seu gato chegar em casa com um rato ou um passarinho na boca, e o colocar a seus pés, significa que está contribuindo com os alimentos da casa. O melhor que você tem a fazer é aceitar. Se você o repreender, ele pensará que não foi satisfatório e deverá caçar novamente, tentando agradar-lhe.

sábado, 2 de outubro de 2010

Migraine Girl apresentando-se

Bom, primeiramente, como é minha primeira postagem aqui no Blog, gostaria de me apresentar sou a "Garota Enxaqueca", tenho 5 gatos, todos SRD, todos lindos, todos saudáveis, todos adorados. São eles: Psiquê, Mio Mesóceles, Bracciola Maria, Nimisky Nicoley e o Miel Mielovith. Já tive também o Spoke Pietro Abdeskiel (sim, eu gosto de nomes diferentes), que já está no céu dos felinos, correndo atrás dos passarinhos.

Sou defensora dos animais,amo gatos especialmente. Até tentei ser vegetariana uns tempos, mas não consegui(sorry vaquinhas!)minha gauchês clama por um churrasco às vezes. Vou tentar trazer para vocês minhas experiências e descobertas da convivência com esses seres que certamente encantam nossas vidas; e também histórias engraçadas que eles aprontam. Dicas, novidades e literatura sobre aqueles que vivem deixando pelo em nossos panos.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Características dos gatos

O gato é um mamífero que pode viver de 15 a 39 anos. Com eles, sua casa vai ficar livre de ratos, baratas e outros animais, que os gatos se encarregam de eliminá-los, tendo, além disso, uma vida livre, mas sempre voltando para o seu lar. Não precisam tomar banho, pois os gatos possuem a língua áspera, como os demais felinos, que serve para fazer sua limpeza completa.
Muito importante também é ressaltar que aquele "ronquinho" que o gato dá não é asma, como algumas pessoas imaginam. Aquele "ronquinho" (às vezes bem alto) nada mais é do que a forma de o gato se expressar, assim como o cachorro balança o rabo mostrando que está satisfeito com a presença do dono.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Crônica de Carlos Drummond de Andrade

Gatinho.

"Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultura. É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas, e que não carece de suplemento de informação. Livros e papéis, beneficiam-se com a sua presteza austera. Mais do que a coruja, o gato é símbolo e guardião da vida intelectual".

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pedreiros britânicos encontram gato de "400 anos" em parede

Restos do felino, quase intactos, foram encontrados em um dos banheiros de uma casa no vilarejo de Ugborough

Pedreiros que trabalhavam em uma reforma numa casa antiga da região de Devon, no sudoeste da Grã-Bretanha, encontraram os restos mortais de um gato que possivelmente tem centenas de anos, escondidos dentro de uma parede. Os restos do felino, quase intactos, foram descobertos em um dos banheiros da casa no vilarejo de Ugborough na segunda-feira.

Richard Parson, o dono da casa, afirmou que o gato será colocado de volta onde foi encontrado. "Os pedreiros estavam retirando um dos banheiros no andar de cima e este amiguinho apareceu", disse. "Tínhamos uma noção de que havia um gato aqui, havia um mito local, uma lenda de que existia um gato enterrado na casa, mas, claro, não sabíamos onde estava."

"A primeira coisa que pensei foi que não precisávamos (do gato) na casa, mas, na verdade, dá um certo charme ao vilarejo, então vamos colocar de volta", acrescentou. Parson afirmou que não sabe há quanto tempo o gato estava na parede da casa, mas os moradores do vilarejo alegam que o animal pode ter 400 anos de idade.

BruxasMarion Gibson, especialista em folclore e magia na Universidade de Exeter, afirmou que centenas de anos atrás gatos eram colocados nas paredes das casas para afastar a "má sorte". "Freqüentemente os gatos eram colocados nas paredes como um amuleto da sorte. Eles poderiam ser usados para afastar bruxas, mau-olhado, má sorte, insetos ou qualquer outra coisa que pudesse ser vista como ameaça à casa", disse.

"Esta parece ter sido uma prática comum em todo o continente europeu." Mas o pedreiro Kevin Read, um dos que encontrou o gato, não gostou muito da surpresa. "Acho que não fiquei muito feliz, para ser honesto. Não é algo que você encontra todo dia", afirmou.

gato de 400 anos na parede

Fonte: Terra

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gatos e Bruxas

· Uma lenda Escandinava dizia que uma deusa do amor e fertilidade, chamada Freya, tinha sua carruagem puxada por 2 gatos pretos. Depois de servir Freya por 7 anos, os gatos se tornavam feiticeiras.
· Antigamente, dizia-se que bruxas se transformavam em gatos à noite.
· Na Idade Média os gatos foram associados ao demônio. Por serem noturnos e vagarem pela noite, acreditava-se que fossem sobrenaturais e servidores de bruxas, ou mesmo, as próprias bruxas. Em parte pelo movimento insinuante e pelos olhos que brilhavam no escuro, eles se tornaram a personificação do mal, da escuridão, do mistério, possuidores de poderes apavorantes. Qualquer coisa que de ruim acontecesse, sempre era culpa de um gato.

Gatos e Vida Após a Morte
· No Japão existe uma lenda de que os gatos se tornam grandes espíritos quando morrem.
· No Budismo, o corpo de um gato é o local temporário de descanso da alma de pessoas espiritualmente elevadas.
· Algumas pessoas acreditam que os gatos possam fazer viagens astrais. Também acreditam que se um gato adotar você, ele ficará ao seu lado mesmo após a morte.

 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os Animais Trazem a Felicidade

Pensei muito em uma primeira postagem do blog e achei pertinente publicar algo sobre o porquê de ter um animal de estimação, seja gato, cachorro ou qualquer outro.

Nos últimos anos, foram feitas diversas pesquisas com donos de animais, somente para descobrir o que todos já sabiam na prática. Ter animais em casa traz felicidade.

Pessoas que têm animais são mais satisfeitas com a vida, e mais ajustadas. São menos propensas ao stress e expressam melhor seus sentimentos. Falam com seus animais quando deprimidos e confiam-lhes todos os segredos. Sua fidelidade e amor incondicionais ajudam a nos conhecer melhor. Conviver com os animais nos torna mais humanos.

Os animais são positivos às pessoas em todos os sentidos. Uma das pesquisas indica inclusive que donos de animais têm maior tendência a subir na profissão e ganhar mais. A felicidade também é lucrativa.

Os ganhos para a saúde também são significativos. O ato de acariciar um animal é relaxante e está provado que reduz o risco de problemas cardíacos. Além disso, ter animais levanta o astral e induz ao equilíbrio. Pessoas que têm animais ficam doentes menos vezes. Os animais influenciam até mesmo na cura de doenças que abalam não só o corpo, mas também o espírito.

Os animais nos tornam pessoas melhores, mais tolerantes e sensíveis, mais apaixonadas e esperançosas. O amor pelos animais faz crescer em todos nós o entusiasmo pela vida.



Eu sou a Tita, por enquanto tenho só uma cachorra, mas estou em processo de adoção de uma gata linda. Quando conseguir, coloco uma foto dela.
Já tive muitos gatos e cachorros e sou considerada uma "bicheira" de carteirinha. hehehe
Espero que esse blog possa contribuir com conhecimento e curiosidades felinas.